Nossa Cumuru

Um pouco da história…

Uma pequena vila de pescadores localizada no litoral sul da Bahia, a 70 Km ao sul de Porto Seguro (distância litorânea). Até há pouco tempo atrás, apenas uma pacata aldeia de pescadores. Hoje, descoberta por brasileiros e estrangeiros, Cumuruxatiba recebe de braços abertos todos os que queiram conhecer suas belas praias ecológicas, e de natureza exótica, hospedando-se no Hotel Cumuruxatiba.

Em Cumuruxatiba, mais precisamente na Barra do Cahy, deu-se o primeiro contato entre os navegantes europeus e a civilização indígena habitante da região. Nicolau Coelho, matemático da esquadra de Pedro Álvares Cabral, foi o primeiro português a pisar a terra brasilis e ter contato com o povo índigena, donos originais destas terras. No entanto, o paraíso tropical encontrado pelas naus portuguesas e descrito por Pero Vaz de Caminha, parece ter sido esquecido pelo tempo e pelos homens, o que de certa forma contribuiu positivamente para sua preservação.

Cumuruxatiba, dona de grande beleza, possui praias tão rasas que permitem o crescimento de vegetação de mangue bem distante da orla, e na vazante deixa descoberta algas e recifes, mostrando toda sua exuberância natural. A economia é baseada na pesca fluvial e marítima, com a extração de peixes, camarões e lagostas. Na praia, existe um pier de madeira com 600 metros de comprimento, que é o segundo maior do mundo em extensão.

Escondida entre coqueiros e falésias que marcam o cenário do descobrimento do Brasil, tem no turismo sua principal fonte de renda, contando com mais de 32 pousadas e mais de 800 leitos. A paz e a tranquilidade que permeiam a atmosfera cumuruxatibense, fazem do lugar um recanto ideal para quem quiser descansar e fugir da vida estressante da cidade grande.

A melhor maneira de se conhecer suas praias é caminhando durante a maré baixa. Por ser rica em acidentes naturais, Cumuruxatiba oferece belos passeios de barco, de caiaque e veleiro ou caminhadas por lugares de raro encanto.

O mar sem ondas, e a brisa constante fazem de Cumuruxatiba o lugar ideal para a prática de vários esportes aquáticos. O windsurf e vela podem ser praticados ao longo de toda a costa, em especial nos recifes de Coroa e de Pataxos.

O mergulho nas formaçoes coralinas de Pataxos, é parada obrigatória. As trilhas e estradas ao longo das praias convidam para caminhadas e passeios de bicicleta, disponíveis no hotel.

Gastronomia em Cumuruxatiba

Em Cumuruxatiba, você vai desfrutar de cardápio bastante diversificado. Sabemos que principalmente aqueles que têm crianças, precisam estar em lugar onde se possa atender a todos os gostos!

Nós, do Hotel Cumuruxatiba, oferecemos um cardápio diversificado, e estamos abertos até as 23:00 hrs.

No entanto, há outras diversas opções na vila, que tem mais de 25 estabelecimentos que também podem oferecer desde os pratos típicos regionais baianos, e deliciosos frutos do mar, até mesmo aquele “filezinho com batatas” que seus filhos insistem em comer.

Isso sem falar de muitas barracas de praia, onde você poderá passar o dia à sombra de uma frondosa amendoeira, e beliscando o seu camarãozinho!

Estrutura da Vila

Acredite, Cumuruxatiba tem como prover a maior parte do que achamos absolutamente necessário ter em nossas vidas. Afinal, são dois supermercados, duas farmácias, onde é possível achar itens que você pensa só ter nos grandes centros, diversas lojas de artesanato, muitas opções de lojas de vestuário, entre outros.

Não há hospitais em Cumuruxatiba, apenas um posto de saúde, mas o mesmo não é 24 horas. Há também uma clínica dentária. Muitos dos habitantes de Cumuru são médicos, de diversas especialidades, e todos, tentam ao máximo, ajudar em momentos de necessidade.

Considerações finais sobre a vila

Cumuruxatiba mal pode esperar para receber você e sua família! Em todos os anos, nunca vímos alguem deixar a vila, descontente com a mesma. Entretanto, gostaríamos que atentasse para alguns detalhes, visando ter total conhecimento do que vai encontrar durante sua visita. Assim, não se sentirá nunca enganado por propaganda inadequada ou mentirosa.

Por isso, pedimos gentilmente, para que leia atentamente nosso artigo de Aviso Importante!, até para se preparar melhor para sua estada na vila.